Considerando o fato de que estamos no nordeste de um país tropical, próximo à linha do equador, é necessário que, antes de construir uma casa, pensemos em projetos residenciais que driblem o calor característico da região. Só assim, ouviríamos menos reclamações sobre o clima quente e, de quebra, ainda reduziríamos o gasto com energia.
Uma das soluções para tornar os ambientes mais agradáveis e confortáveis consiste na escolha dos telhados, que podem ser claros ou ajardinados. E ainda os toldos e as marquises sobre as janelas.
Telhados Brancos
Os tons claros têm baixa absorção da radiação solar. Por isso, pintar os telhados de branco pode ser uma alternativa para driblar o calor, pois eles refletem os raios do sol.
Telhados ajardinados
Também conhecidos como telhados verdes, este tipo de telhado consiste num jardim no teto do imóvel. Todo o calor é reduzido em função da transpiração das plantas e da evaporização do solo. O único cuidado é com a impermeabilização da laje.
Toldos e marquises
Proteger as janelas, entradas e varandas com marquises e toldos é outra solução para a diminuição da incidência do sol. Eles amenizam o calor e diminuem a temperatura nos ambientes.
A localização do imóvel em relação ao sol e ao vento também é garantia de conforto térmico. Mas isso é assunto para o próximo post.