Planejamento – a economia começa antes da obra
Primeiro, escolha um arquiteto para fazer o projeto, de acordo com o que você sonha. Ele vai realizar o projeto arquitetônico, o hidráulico e o elétrico. Em seguida, escolha uma empresa de construção para concretizar o seu sonho. Ela fará os cálculos e será responsável pelo andamento da obra e pelo cumprimento do projeto.
Antes da construção, é preciso averiguar a solidez do terreno e se ele não precisará de terraplenagem ou outras adequações, caso seja um terreno irregular.
A empresa deverá fornecer um cronograma com as etapas da construção, para acompanhamento.
Economize na compra do material
Comprar o material de uma só vez e num só lugar é uma opção interessante. Faça uma lista de tudo que vai precisar, como cimento, ferragens, tijolos, tubulação e itens de acabamento e não deixe nada para depois. Negocie com a loja. O volume e o pagamento à vista são ótimos argumentos para pagar menos.
Portas, telhados e janelas
Estes são os itens mais caros numa construção. A ideia é pesquisar preços e materiais, usar a criatividade e ver se dá para diminuir o número de portas e janelas. A dica é utilizar esquadrias que não precisem de estrutura para a instalação. No telhado, não vale economizar. As telhas precisam ser de ótima qualidade, para enfrentar chuvas e ventanias. Caso contrário, o trabalho precisará ser refeito.
Projeto hidráulico
Se você concentrar cozinha, área de serviço e banheiros numa só área, poderá economizar nas tubulações. Com a proximidade, o comprimento dos tubos será menor. Tubos pequenos, mais economia.
Acabamentos
Pesquisando, é fácil encontrar alternativa para o acabamento, itens mais simples, que atendam às normas técnicas e que cumpram bem a função. Procure comprar tudo num só lugar e de uma vez. Assim, você vai poder negociar com a loja.