Construa sua casa | 10 Dicas para economizar

///Construa sua casa | 10 Dicas para economizar

Construa sua casa | 10 Dicas para economizar

  • Veja como vale a pena construir sua casa com a CEMP!

A economia começa na hora de definir a planta da sua casa ou da sua empresa. É bom saber que uma casa quadrada tem menos paredes, o que significa menos custo. As muitas quinas de uma casa implicam num custo maior – mais paredes e o telhado, que precisa acompanhar o formato da casa.

Uma sugestão é pensar numa casa em conceito aberto – sala de estar conjugada com sala de jantar e cozinha. A divisão pode ser feita pelo próprio ambiente, com a decoração. A ausência de corredores e paredes enxuga o orçamento e dá a sensação de espaço.

1. O piso

Usar o mesmo piso na área conjugada evita o uso de soleiras, que dividem os ambientes. Além disso, o mesmo piso “aumenta” os espaços.

2. A laje

O cuidado é para não criar lajes grandes demais quando conjugar os cômodos. E evitar que o menor cômodo seja grande demais para poder usar uma laje comum e fazer economia com a estrutura.

3. Revestimento

Ao contrário do que muita gente pensa, chapisco e reboco, como revestimento, são demorados e mais caros.

4. Janelas

Janelas amplas garantem mais luminosidade e ventilação nos cômodos. Portanto, mais economia de energia elétrica.

 5. Melhor época do ano para começar uma obra

Já se foi o tempo em que poderíamos afirmar que poderia ser esse ou aquele mês do ano. Com o clima do jeito que está, não dá para assegurar a época perfeita. Só dá para dizer que não podemos começar a construir numa época de chuvas. A obra tem início com a fundação e a alvenaria e essa etapa requer tempo bom. A chuva pode atrapalhar muito essa fase, a ponto de se perder o trabalho feito.

6. Atenção nos detalhes

Em qualquer área, a palavra de ordem é Economia. Na construção civil não é diferente. O desperdício pode acontecer nas diversas etapas de uma obra, mas costuma ser explícito no acabamento, quando a medida de boxes, bancadas e portas, por exemplo, é mais complicada.

7. Deixar que os profissionais tirem as medidas

Deixe essa função para o profissional, assim como a quantidade de material, que deve ser comprado considerando a perda normal. Pisos são calculados por metro quadrado: comprimento X largura + 10% (perda), a tinta vai depender de quantas demãos serão necessárias. Faltas e excessos vão implicar no prejuízo. Se comprar menos material, a obra vai parar para esperar, gerando atrasos. Se comprar mais que o necessário, você vai ter que dar um destino às sobras, além de ter jogando dinheiro fora.

8. Conferir a localização de itens importantes

Tomadas, interruptores, pontos de TV e internet, pontos de saída de esgotos e de água para as torneiras, máquina de lavar roupa, e a altura de pias – as partes elétricas e hidráulicas são muito importantes e precisam de atenção. Com o projeto em mãos, você não corre o risco de refazer quando tudo já estiver pronto e desperdiçar tempo e dinheiro.

9. Considerar o tamanho dos móveis

O tamanho dos móveis e dos eletrodomésticos também precisam ser considerados. A cama king size, a máquina de lavar e armários costumam ser um problema na hora de passarem pelas portas ou entrar num elevador.

10. Pense verde

Além da construção, você deve pensar em quando for morar, na economia que você pode fazer, comprando materiais sustentáveis, que promovam economia nas contas de energia e água, como lâmpadas LED, torneiras arejadoras, descargas com duplo acionamento.

  • Veja como vale a pena construir sua casa com a CEMP!

  • Quero receber conteúdo da CEMP!

2017-09-14T11:27:56+00:0012 de setembro - 2017|Blog|