Por incrível que pareça, a reforma ou a construção de uma casa, de uma empresa podem ser muito prazerosas. Falei bobagem? Você que pensa! Nada como ver o nosso sonho se materializando, tomando forma!
Mas, você pode argumentar: como começar e administrar uma obra pode ser uma coisa prazerosa? Compra de material, funcionários, fazer a obrar “andar”…?!
É… todo mundo acha que obra é uma tremenda dor de cabeça. Mas podemos lhe provar que não é. Para começo de conversa, você precisa tomar algumas providências:
1. Aposte em um projeto
Este é o primeiro passo de quem quer construir ou reformar. O projeto é a referência e garante a qualidade, a funcionalidade e a estética da construção ou reforma. Aproveitar a iluminação natural, a ventilação, a captação de água da chuva e outras possibilidades, só com o projeto feito por um profissional.
2. Planeje a sua obra
O planejamento é uma ferramenta básica para alcançar um objetivo. Com ele, você controla as datas de início e a finalização, o custo de cada etapa, a compra de materiais e os fornecedores.
3. Só contrate mão de obra capacitada
O que se fala por aí é que emprego existe, o que falta é profissional qualificado. E isso é verdade, pelo menos, na construção civil. Por isso, é preciso contratar com a certeza de que o profissional vai atender às exigências do trabalho. Final, a obra depende desse profissional para evitar o desperdício e, acima de tudo, garantir um trabalho bem feito.
4. Conheça os materiais e seus respectivos fornecedores
Metade do orçamento de uma obra está no material utilizado: cimento, areia, tijolos, tinta, fios, canos e mais uma infinidade. É preciso fazer uma cotação em várias lojas e aproveitar as promoções e os descontos.
5. Disposição e tempo livre
Você vai precisar entender o projeto, conhecer o material, saber a sequência das etapas da obra, dominar os custos e saber conversar com os profissionais sobre os problemas. Construir ou reformar exige conhecimento e dedicação. Só assim, você poderá ter um resultado positivo – com qualidade e dentro do tempo e custo previstos.
Mas, se você não tem tempo e/ou disposição para tocar uma obra, nada como confiá-la a profissionais competentes, com referência no mercado, com histórico de obras bem-sucedidas, profissionais que possam sugerir soluções mais econômicas e funcionais, interessados em prestar o melhor serviço. Afinal, a materialização de um sonho é coisa séria.