Construir uma casa é simples.
Mas, é preciso seguir algumas regras para que a obra seja um sucesso – sem atrasos, erros ou desperdícios.
Planejamento
O planejamento de uma obra deve acontecer desde a escolha do terreno à execução. Cada etapa requer atenção. E se o objetivo é otimizar os custos, é fundamental manter o foco.
Para começar, dê preferência por terrenos planos, que dispensam maiores cuidados e significam mais economia no trato com a terra, a fundação e a estrutura.
O conhecimento do solo também é importante. É preciso avaliar a resistência superficial, para a construção com um ou mais pavimentos. Dessa avaliação é que dá para escolher o tipo de fundação e evitar desperdícios, como ferragem demais ou concreto muito caro.
Projeto
Só depois dos projetos de arquitetura e estrutural prontos, é que podemos pensar em terraplanagem, claro, com a orientação de um engenheiro. O arquiteto pode fazer o projeto considerando a topografia e adequar o trabalho aos acidentes naturais do terreno. Desse modo, evitam-se as obras de terra;
É de fundamental importância, a contratação de um arquiteto para o projeto, que deve ser executado de acordo com as expectativas e com o estilo de vida dos moradores. O projeto deve ser debatido e revisado, para evitar erros, como derrubada de paredes e mudanças durante a obra. Além de tudo, o projeto deve ser seguido à risca.
Pessoal capacitado
Produtividade tem uma relação direta com conhecimento e experiência; trabalhar com profissionais experientes é garantir rapidez e evitar retrabalho. O ideal é dar referência a profissionais conhecidos ou recomendados por amigos. Se possível, ver um trabalho do profissional a ser contratado. Os operários podem ser escolhidos por você, pelo arquieto ou pelo engenheiro. Ainda assim, eles precisam ser supervisionados pelo engenheiro civil ou pelo arquiteto.
A forma de pagamento dos operários também deve ser acertada baseada na produção, condicionando ao cumprimento das etapas ou prazos.
Material
Conhecimento e padronização evitam a perda de tempo e reduzem o desperdício com compra de material de baixa qualidade; pedir orçamentos em várias casas de material de construção também é uma ótima solução. Se você comprar todo o material numa mesma loja, pode conseguir negociar bons descontos. Cemitérios de azulejos e lojas de material de demolição são boas alternativas de bom preço. É preciso observar a relação qualidade e preço, considerando o custo de manutenção. Não esqueça de, na hora de comprar o material de acabamento, deixar uma margem de 10% de sobras para futuros consertos.
Estoque de material
Materiais como o cimento têm prazo de validade. Portanto, não deve ser comprado com muita antecedência. Todo o material precisa estar protegido. Madeira e cimento precisam estar em local ventilado, sem umidade.
Layout do canteiro de obras
Espaço de trabalho limpo e organizado, com facilidade de circulação de homens e máquinas, também viabiliza o trabalho; entulho, ferramentas e materiais espalhados são indicativos de desperdícios, acidentes e prejuízos. Por isso, o canteiro precisa ser organizado, sempre limpo.
Segurança no trabalho
Uma empresa que pensa na segurança do funcionário e obedece a todas as normas de segurança terá menos problema, menos faltas, e maior possibilidade de cumprir os prazos.