Com o avanço da cidade de Aracaju para a zona de expansão, vemos surgir, a cada dia, mais e mais condomínios residenciais. Conforto, segurança, privacidade, lazer e a proximidade com a praia são algumas das vantagens que levam as pessoas a construir suas casas nesses espaços.
Limites
Mas, como não poderia deixar de ser, existem regras para a construção de residências em condomínios fechados. E para seguir essas regras, a dica é seguir o regulamento interno de edificações e procurar a ajuda de um profissional. O planejamento de uma obra é fundamental para o sucesso da empreitada. O arquiteto é o responsável pelo projeto arquitetônico e pode orientar a busca por uma empresa idônea para a execução do projeto. Essas medidas representam economia de tempo e dinheiro.
Recuos e alturas
Uma das regras básicas em todos os condomínios são os recuos de cada edificação. Eles garantem a privacidade, assim como a ventilação e o conforto acústico e espacial, além da estética. O limite da altura da edificação também deve ser observado e obedecido para que haja harmonia na paisagem construída e seja esteticamente agradável à visão. Esse cuidado valoriza o condomínio.
Respeito
Outro cuidado importante é em relação à obra propriamente dita e o impacto que ela gera, na vizinhança. O armazenamento do material, o uso da calçada, o trânsito de caçambas e veículos, e a limpeza de um modo geral são fatores importantes para não prejudicar a vida da comunidade.
Água e esgoto
Para evitar problemas durante a obra, é preciso dar uma atenção especial às redes de água e esgoto. O profissional responsável pela obra precisa identificar a localização e as dimensões das tubulações, que deverão estar previstas no projeto.
Finalmente
Tomando todas essas precauções, você vai valorizar seu patrimônio, economizar na construção e realizar o seu sonho!